quinta-feira, 30 de agosto de 2007

STR participa de reunião com a secretaria Estadual de Agricultura.

Realizou-se ontem (29.08.2007), uma reunião com os representantes da agricultura familiar do nosso municipio e a Sr (a): Secretaria Estadual de Agricultura (Dep: Larissa Rosado). O principal objetivo desta reunião era discutir ações voltadas para o desenvolvimento da zona rural em nosso municipio. Na oportunidade foi entregue um documento contendo algumas prioridades, entre elas descatam-se: Construção de barragens subterrâneas, perfuração e instalação de poços tubulares, construção de açudes, aquisição de uma unidade para beneficiamento do mel em nosso municipio, construção de passagens molhadas ao longo do rio Upanema, aquisição de medidores de tarifa verde e a execução de um estudo para oproveitamento da agua da Barragem de Umari pela força da gravidade, envolvendo nas discussões toda a agricultura familiar. Participaram desta reunião, representantes de varias associações rurais, o Forum das Associações Rurais de Upanema, a EMATER, o Conselho Municipal do FUMAC, a CÂmara Municipal de Vereadores e o STR de Upanema.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

STR de Upanema participa de seminario com o Banco Mundial.

Realizou-se no ultimo dia 23.08.2007 em Parnamirim - RN, um SEMINARIO ESTADUAL SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SOLIDARIO - PDS. O principal objetivo deste evento era discutir possiveis soluções para um melhor desenvolvimento do PDS em nosso Estado, mais especificamente o programa PCPRII. Participaram deste evento; Banco Mundial, representantes do Governo do Estado, IICA, Asa potiguar, Conselhos Municipais do FUMACs, representantes de diversas Associações, STRs e demais agricultores em geral. O nosso STR esteve representado por Ismar Vicente (diretor sindical) e membro do Conselho Municipal do FUMAC.

sábado, 25 de agosto de 2007

STR de Upanema realiza visita a barragem subterrânea localizada no municipio de Umarizal.

O STR de Upanema realizou ontem (24.08.2007) uma visita a uma barragem subterrânea localizada no municipio de Umarizal. A barragem Subterrânea é uma forma inteligente e simples de guardar água na terra, e que está transformando a vida de familias agricultoras do Semi-árido nordestino e tem como objetivos principais: aumentar a água dos poços amazonas, desenvolver a produção de forragem verde e cultivos agroecológicos, afim de garantir a segurança alimentar e nutricional e gerar renda para as familias agricultoras. A maior experiencia que temos aqui em nosso estado em termos de barragem subterrâneas fica localizada no municipio de Umarizal, mas precisamente no Sitio Caiçara, na propriedade do Sr: Francisco Geraldo Neto. Neto da Caiçara como é mais conhecido afirma que á sete anos sua vida mudou, depois que construiu em sua propriedade com ajuda da DIACONIA uma barragem subterrânea e que agora consegue até tirar uma renda mensal de R$600,00. Sua barragem fica localizada á pouco mais de 100 metros de sua residencia em um solo cristalino, onde antes era um curral de ovinos. Com a ajuda da familias, Neto consegue cultivar cultura diversas, como: goiaba, maracujá, coco, hortaliça, banco de proteína (gricídia, leucena e moringa), capim para os animais, ninho que ele considera como a farmácia do agricultor agroecológico e mais outras culturas, álem de desenvolver a apicultura e a criação de ovinos, bovinos e de galinha caipira, tudo isso orgânico. Ele afirma que com ajuda de um poço amazonas que melhorou em 80% sua vazão após a construção da barragem, ele consegue vender até 1.800 quilos de goiaba, onde considera como a maior renda da familia. "Mas, quando a safra da goiaba acaba eu começo a plantar minha horta e tudo vai dando certo", afirma Neto, que já pensa em construir mais barragens em sua propriedade. O objetivo principal dessa visita foi analisar a importancia dessas ações de convivencia com o semi-árido e tentar implantar essas experiencias aqui em nosso municipio.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Agricultura familiar do municipio realiza oficina de elaboração da proposta de criação da Feira da Agricultura familiar do Municipio.

Aconteceu hoje (17.08.2007) as 09:30 h da manhã na sede do Salão Paroquial aqui de nossa cidade uma OFICINA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICIPIO. O objetivo principal desta oficina é elaborar um projeto para criação da feira da agricultura familiar do nosso municipio. Esse evento foi coordenado pelo projeto Dom Helder Câmara (PDHC) através do nosso conterrâneo José Wilson e teve a participação de varios agricultores e agricultoras já cadastrados no programa, àlem da participação da Secretaria Municipal de Agricultura, da EMATER, do STR e da FETARN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do RN) que contribuiram para a contrução desta proposta. A feira da Agricultura Familiar visa ser um espaço destinado aos agricultores e agricultoras interessados em comercializar seus produtos, uma vez que temos diversas dificuldades na comercialização.

STR realiza reunião com sua diretoria.

Realizou-se ontem (16.08.2007) na sede do STR uma reunião com diretoria deste respectivo Sindicato. O objetivo principal desta reunião era rever as ações desenvolvida por esse sindicato dentro da agricultura familiar e em relação aos seus associados. Para Paulino Pereira Neto (presidente) foi uma reunião bastante proveitoria tendo em vista os encaminhamentos propostos por essa diretoria.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Forùm das Associações Rurais de Upanema, realiza mais uma reunião ordinaria.

Realizou-se hoje, 16.08.2007 no Salão Paroquial de Nossa cidade mais uma reunião ordinaria do Forum das Associações Rurais de Upanema. A reunião contou com a participação de representes de Associações Rurais, STR, entidades prestadoras de serviços e agricultores em geral. A pauta discutida foi: Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 21 e 22 deste em Brasilia, e nosso municipio está sendo representado por 07 mulheres trabalhadoras rurais. O programa Luz para Todos e o compra direta e varios outros assuntos de interesse da agricultura familiar do nosso municipio. Para Josenildo Castro (Coord. do FARU) foi mais uma reunião proveitosa porque foi retirado varios encaminhamentos importantes.

STR participa de reunião de discussão sobre o FUNDEB e o Programa de Alfabetização Mova Brasil.


No último dia 11 do corrente mês, o STR de Upanema participou na Cidade de Janduis de uma discussão sobre o FUNDEB (Fundo de Educação Basica) e do programa de alfabetização Mova Brasil. Estiveram presentes a este evento varios dirigentes sindicais da região, varios secretarios (as) municipais de Educação e os parlamentares Petistas: Fatima Bezerra (Deputada Federal) e Fernando Mineiro (Deputado Estadual). A Deputada Fatima explicou o que é o FUNDEB e qual a sua importancia para o crescimento da educação em nosso País. Já Fernando Mineiro falou sobre as novas leis trabalhistas em favor da agricultura familiar. O diretor Sindical Ismar Vicente participou desta reunião e representou a agricultura familiar de nossa cidade.

PT Municipal faz reunião de reorganização.

Realizou-se no ultimo dia 13.08.2007 ás 19:00 h na sede do STR de Upanema uma reunião de reorganização do PT Municipal. Estiveram presentes a esta reunião mais de 30 membros entre antigos e novos filiados do PT Municipal, além do Deputado Estadual Fernando Mineiro que fez um resgate da atuação do Presidente Petista Luiz Inacio Lula da Silva á frente do nosso País há mais de 4 anos. Mineiro ainda reforçou a importante de reorganizar o Partido dos Trabalhadores em nosso municipio, uma vez que Upanema sempre foi destaque na luta por politicas publicas voltadas para os trabalhadores. Como encaminhamento, ficou agendada para o dia 16.09.2007 uma proxima reunião com os mesmos objetivos.

domingo, 12 de agosto de 2007

Associações Rurais de Upanema realiza avaliação da Assistência técnica municipal.

Realizou- se no último dia 09.08.2007 no Salão Paroquial de nossa cidade uma REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA TECNICA PRESTADA EM NOSSO MUNICIPIO. O evento contou com a participação dos representantes das Associações Rurais do nosso municipio, o Forum das Associações, O STR Upanema, CPT (Comissão Pastoral da Terra) e o PDHC (Projeto Dom Helder Câmara). O objetivo principal desta reunião é fazer uma avaliação da assistência técnica prestada em nosso municipio, em todos os ambitos (Assentamentos, Comunidades organizadas e não-organizadas) e elaborar um documento contendo os principais problemas enfrentados pelos agriculltores(as) com relação á assistência tecnica e ao mesmo tempo propor soluções e encaminhamentos para um melhor aproveitamento desta assistência. Esse evento está sendo provocado pelo STR Upanema e pelo Forum das Associações Rurais de Upanema e está sendo coordenado pela Fetran (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN), atraves de sua assessoria. A proxima etapa desta avaliação já está agendada para o dia 20.09.2007 e ai, já sairá a primeira versão desta avaliação.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

As comunidades de Umari e Tapera assinam projetos de investimento.

Aconteceu no último dia 27.07.2007, ápos 22 dias do recebimento dos projetos de investimento, á assinatura dos convênios. O projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) aprovou em tempo recorde as propostas e enviou convênios para serem assinados pelas associações e co-financiadores. Agora, as associações terão um prazo de seis meses para implantar os projetos de fortalecimento da criação de ovinos, no valor de aproximadamente 60 mil reias, onde cada familia será beneficiada com 07 matrizes ovinas e um reprodutor. O projeto ainda preve a construção de uma sede comunitária para as associações (orçado em 23 mil reias). Estiveram presentes a esta solenidade de assinatura dos convênios o Engenheiro Agrônomo José Wilson Tavares (PDHC), os (as) técnicos (as) da Cooperativa Terra Livre Manuela Tavares e Seliton Pimenta, o presidente do STR de Upanema Paulino Pereira Neto, os representantes das associações Joaquim Rocha (Umari) e Valdecio Carlos (Tapera) e quase todas as 50 familias beneficiadas com os projetos.